domingo, 28 de fevereiro de 2010
Projectar Portugal
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Ética Duvidosa
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Um Modelo de Negócio Saboroso
A capacidade das empresas inverterem ortodoxias da indústria, traduz-se muitas vezes em inovação ao nível do modelo de negócio.Muitos exemplos são prova disso, mas o mais referido é o lançamento de empresas de aviação low-cost que revolucionaram a indústria.No entanto, numa altura em que a economia mundialmente se retrai, vemos em Portugal uma empresa que, apostando na qualidade e quebrando as ortodoxias da fast-food, lançou o conceito de hambúrger gourmet.Os resultados são claros: uma enorme aceitação do consumidor e um hambúrger excepcional!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
G Generation
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
A lógica dos spreads
Dada a preocupação com a Grécia e eventual contágio a Portugal, o risco país aumentou, arrastando a generalidade das instituições nacionais. As condições de financiamento dos bancos nacionais deterioraram-se, sobretudo em termos relativos. Se o rating da República for novamente revisto em baixa, o efeito no modelo de negócio dos bancos será ainda mais forte e terá repercussões nos clientes.
É neste contexto que devem ser lidos as subidas nos preçários da banca. Com rácios de capital mais exigentes, o malparado a crescer e com custos de financiamento relativamente mais elevados, os spreads, em média, só podem subir.
A baixa nos spreads implícitos nos créditos de taxa fixa parece ser apenas uma convergência de preços, mas que efectivamente poderá captar mais clientes para essa modalidade.
Filipe Garcia
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Artigo publicado no Diário Económico em 18 de Fevereiro de 2010 (pág. 37)
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Novas Oportunidades Sem Falsas Promessas
Neste âmbito, o programa “Novas Oportunidades” tem méritos, permitindo a muitos conseguir de uma forma mais rápida a equivalência ao 12º ano.
Sucede que temos em Portugal uma obsessão de “embelezar” a estatística para ficar bem “na fotografia” dos índices de educação. Há que equilibrar esta ânsia com um mínimo grau de exigência e qualidade, sob pena de estarmos a fabricar falsos sonhos.
Miguel Braga
Sócio Gerente, Rule of Thumb Ltd
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
A Grécia também dá prejuízo
"The council of EU finance ministers said Athens must comply with austerity demands by March 16 or lose control over its own tax and spend policies altogether. It if fails to do so, the EU will itself impose cuts under the draconian Article 126.9 of the Lisbon Treaty in what would amount to economic suzerainty.
While the symbolic move to suspend Greece of its voting rights at one meeting makes no practical difference, it marks a constitutional watershed and represents a crushing loss of sovereignty" (texto integral aqui)
Ao ler esta notícia é impossível não pensar em Portugal e em algo que se escreveu no "Mercado Puro" há uns meses, bem antes da "crise dos défices" - Portugal dá Prejuízo.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
Buzz sem privacidade
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
Orçamento de Estado
Para 2010, o Estado tinha uma óptima oportunidade de emendar a política fiscal e dinamizar um sector que emprega cerca de 100.000 profissionais. Mas não, a visão curta continuou a imperar e a eliminação do IVA sobre o ISV – exigida pela União Europeia – será compensada por um aumento de 20% do ISV.
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
Pink Gaga
Mas não foi. Pink, artista relevante, mas de menor dimensão, surpreendeu com um número ao estilo “Cirque de Soleil” e ofuscou o brilho de Gaga.
Os Grammy mostraram o que um terreno competitivo pode produzir: Performances disruptivas, inovadoras, de qualidade superior e, literalmente, sem rede..
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Artigo publicado no jornal Metro em 4 de Fevereiro de 2009
domingo, 7 de fevereiro de 2010
A tecnologia ao serviço da verdade
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
Porto Prejudicado
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Advogados da Apple
O principal activo da Apple já não é a genialidade de Steve Jobs , a simplicidade dos sistemas ou a unicidade do seu design, mas a defesa que os seus fiéis consumidores fazem da marca.
O lançamento do iPad foi mais um exemplo de fogo de artificio que a Apple, com ajuda de clientes e de uns media rendidos, conseguiu realizar, sem investimentos publicitários.
Os clientes da Apple são autênticos advogados da marca, defendendo-a genuína e apaixonadamente, o que tem mais valor do que qualquer anúncio.
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Os pecados da Igreja
É certo que a tradição cristã ainda persiste e que os pais continuam a enviar os filhos para a Catequese, mais por entenderem como bons os valores do cristianismo do que pela vontade de verem os filhos seguirem a doutrina católica.
A Igreja estará a pagar pelos seus pecados, atitudes com que se afastou, talvez de forma definitiva, de uma sociedade mais moderna e informada.
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Artigo publicado no jornal Metro em 2 de Fevereiro de 2009
(nova série de artigos com 600 caracteres aprox.)