terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

G Generation

Eis-nos perante uma nova Geração, que vem substituir a Geração Y ou geração tecnológica. Esta é a Geração G, aquela em que a Ganância dá lugar à Generosidade e que acredita na partilha e dádiva enquanto forças motrizes de uma nova sociedade. Reconhecemos a Geração G pela sua participação em Causas, para as quais doam dinheiro e mobilizam amigos; revêmo-la na adesão a serviços em cuja produção participam e que pagam ao preço que consideram justo... . À primeira vista uma ameaça para o Marketing, esta geração constitui-se como uma nova oportunidade para as empresas que assumem os mesmos princípios.

1 comentário:

Miguel Cardoso Pinto disse...

Viva Ana,

Gostei bastante deste texto sobre uma tendência muito actual.

De facto a Geração G – Generosity  Generation – preocupada com valores de partilha, cansada da falta e transparência das organizações, etc. - é uma mega tendência na alteração do Consumidor.

No entanto o texto refere que a Geração G vem substituir a Geração Y, e aqui é que tenho uma perspectiva diferente. A geração seguinte é a Geração Z (nascidos após1999), e não é esta a geração que se deverá ligar com a Geração G

O mais importante desta nova geração G prende-se com o facto que esta geração deverá ser vista, transversalmente à segmentação demográfica normalmente utilizada.

Ou seja esta geração é um película que se sobrepõe desde os baby boomers até à geração Y (ou Z se formos ambiciosos),  e que levanta o tema central da do impacto desta mega tendência para o mercado: A Segmentação Demográfica, com o aparecimento de novos grupos, estilos de vida , tribos etc, é ao dia de hoje insuficiênte, para catalogar correctamente os consumidores