O estudo do ISCTE "Desigualdades Sociais 2010" diz que, em média, os empregados têm mais estudos do que os patrões. Apenas três em cada dez patrões têm o ensino secundário completo. Seria importante perceber o que nos leva a este resultado, que limita a sustentabilidade das empresas e a criação de emprego.
Para além da questão geracional (a geração que está hoje em lugares de destaque teve menos oportunidades de estudar) podemos pensar que os menos qualificados foram obrigados a assumir posições de risco e iniciativa por não terem o acesso ao emprego mais facilitado como os que mais estudaram.
Não fará sentido cultivar o gosto pelo risco e empreendedorismo nas nossas escolas?
Para além da questão geracional (a geração que está hoje em lugares de destaque teve menos oportunidades de estudar) podemos pensar que os menos qualificados foram obrigados a assumir posições de risco e iniciativa por não terem o acesso ao emprego mais facilitado como os que mais estudaram.
Não fará sentido cultivar o gosto pelo risco e empreendedorismo nas nossas escolas?
Filipe Garcia
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Publicado no jornal Metro em 3 de Dezembro de 2010
7 comentários:
Sobre isso talvez valha a pena conhecer melhor, valorizar e divulgar o trabalho já realizado pela Junior Achivement - Portugal
http://portugal.ja-ye.eu/pls/apex31mb/f?p=17000:1001:4278871213838806
Bom dia,
Obrigado pelo comentário.
Ainda bem que existem entidades a trabalhar o tema e conheço outros exemplos dentro das faculdades como a AIESEC ou as Junior Consulting, que acabam por promover directa ou indirectamente o empreendedorismo.
Porém, o que não sinto é que estas actividades sejam naturais, elas lutam contra a maré e urge mudar a maré.
Conheço bem a Júnior Achivement e posso dizer que o que fazem é espetacular. Começam desde a primária, com programas específicos de desenvolvimento da cultura de empreendedorismo, e vai até a alunos do ensino Universitário. Os meios e as ferramentas existem, é preciso é colocá-las e disseminá-las por todas as escolas. http://www.bcp.pt/pubs/pt/imprensa/comunicadosdeimprensa/article.jhtml?articleID=631234
Pois é ... parece-me que é assim que se mudam as marés! Devagar, desde o início e sem grandes ondas...
De outra forma ainda nos arriscamos a ter tsunamis! :)
Mas repare-se com o artigo já permitiu a algumas pessoas conhecerem algo que não se fazia. Só isso já vale a pena!
Loved it :)
Julgo que quererias dizer
Mas repare-se que o artigo já permitiu a algumas pessoas conhecerem algo que JÁ se fazia.
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