quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PuraMente #39 - Micro Trends

Micro Trends
Nome: Micro Trends
Autor: Marc Penn & E. Kinney Zalesne
Data Original: Outubro 2007
Frase: "Surprising tales of the way we live today"
Keywords: trends; social; economy; health; lifestyle; education;Technology
Apreciação: ***
Micro Trends é uma curiosa e interessante mistura de livro técnico com romance, no sentido que divaga de forma conscientemente pouco cientifica – área que não aprofunda demasiado para tornar a obra mais acessível a todos - sobre temas da maior importância, dando-lhe o rigor estatístico necessário.
O livro está dividido em 15 capítulos, que representam agrupamentos de assuntos considerados críticos pelos autores, em matéria de tendências para os próximos anos. Micro Trends trata dos pequenos grupos de tendências que criarão grandes alterações no futuro próximo, explorando de forma intrigante as diferenças entre as pessoas e como essas diferenças, sistematizadas no fim da uniformização, podem consistir na resposta para os muitos dos problemas.
Noutro registo, Micro Trends demonstra que “small is the new big”, através de um completo exercício de nano-sociologia, explanado através de análises em áreas como negócios, imagem, adolescência, vida em família, religião, cultura, educação, política, entretenimento ou dieta. Mark Penn sustenta a tese de que serão micro tendências nestas áreas que condicionarão o futuro e acelerarão a mudança. A importância da tese relaciona-se com o facto de se tratarem de micro tendências pouco estudadas, acompanhadas e vigiadas, o que conduz a uma conclusão da insuficiente informação que os gestores e políticos actuais têm sobre o futuro, bem como – não menos importante – em conhecer a origem e explicação dos problemas na nascente do seu caudal, antes de se tornarem grandes e incontroláveis rios, repletos de cocktails de micro razões potenciais, dificilmente estudáveis ou tratáveis.
Micro Trends não é um livro obrigatório, mas recomenda-se a todos que procurem conhecer fenómenos sociais que influenciam o futuro próximo.

Sem comentários: