Nome: Cem Argumentos
Autor: Paulo Morgado
Data Original : Abril 2004
Frase: “A Lógica, a Retórica e o Direito ao Serviço da Argumentação”
Keywords: Negociação; Argumento; Falácia; Manobra de Diversão; Discussão;
Apreciação: ***
Cem Argumentos é um misto de manual prático com livro de consulta, que explora a argumentação recorrendo a um formato invulgar e curioso. Paulo Morgado procurou encontrar os 100 argumentos ou técnicas de argumentação mais relevantes, organizando-os em grupos lógicos de aplicação, como “conjunto de falácias lógicas já tipificadas”, ou “demonstrar um processo de inferência mal instruído”, ou ainda “como imputar uma determinada acção a um sujeito”. Organiza-se tendo como ponto de partida três áreas distintas: a lógica, a retórica e o direito.
A obra aborda o tema de negociação de uma forma alternativa, dado que recorre directamente às estratégias de argumentação que suportam a grande maioria dos processos de negociação, em especial as negociações com predominância verbal, como no caso de reuniões, conversas ou discursos políticos. O livro utiliza de forma frequente casos da vida politica portuguesa, o que não raramente facilita a inteligibilidade dos argumentos. Por outro lado, o recurso a uma semântica avançada permite apreender um admirável número de conceitos.
Em particular, o capítulo que resume as falácias lógicas já tipificadas é o que parece concentrar maior valor, pela sua evidente aplicabilidade. Os capítulos finais são mais técnicos e apenas relevantes a quem pretender explorar a área de Direito.
O conteúdo desta edição varia entre o realmente útil e o meramente académico e teórico, não constituindo uma leitura obrigatória, mas recomendada aos que têm na negociação uma incontornável parte do seu trabalho. Trata-se de uma obra que também aporta um relevante conhecimento de Direito, numa óptica que pode ser interessante aos gestores.
Sem comentários:
Enviar um comentário