sábado, 26 de setembro de 2009

PuraMente #30 - The Power of Less

Nome: The Power of Less
Autor: Leo Babauta
Data Original : Julho 2009
Frase: “Choose the essential and cleanout the rest – do more doing less”
Keywords: Focus; Lifestyle; D-stress; Effectiveness; start small; Log; Limit;
Apreciação: ****
O primeiro livro de Leo Babauta, conhecido bloguista do “Zen Habits”, não é um memorando teórico e fundamentalista sobre a vida num estado zen – é antes um manual de como compatibilizar vidas com projectos e objectivos em excesso, melhorando a eficácia e a qualidade de vida.
A obra parametriza o mundo actual como aquele onde cada um tem mais compromissos, tarefas, metas e ocupações, com o mesmo tempo disponível, conduzindo a um estado de stress, pouca eficácia e constante salto de tema em tema, de mail em mail, de reunião em reunião, raramente concretizando efectivamente aquilo a que se propunha, ao que era necessário.
O autor propõe uma simplificação, num modelo que sumariamente se mecaniza em 6 princípios essenciais, onde menos é mais – realizando menos maximiza-se eficácia e resultados. A resposta passa por um processo que se inicia com um Plano de Desenvolvimento Pessoal, que procura responder a perguntas como “ Quais são os objectivos de longo prazo?”, “Quais são as prioridades”, ou “O que traz mais valor para a minha vida” e que depois é sub composto em objectivos, subdivididos em tarefas. O processo de simplificação passa por criar limites em todas as áreas - sobretudo as menos relevantes – conduzindo a um processo de escolha. A este processo de simplificação e escolha junta-se um outro, de enfoque em cada uma das tarefas e projectos que se escolheu fazer em cada dia, em cada mês, adicionando rotinas para um posto de trabalho zen, uma casa ordenada, uma condução eficaz e uma verificação de mail regrada.
Leo Babauta transpôs para um modelo um conjunto de princípios óbvios mas nem sempre respeitados, juntando-lhe uma mão cheia de novidades criativas que, seguidos com rigor mas critério, conduzirão certamente a melhores resultados e a uma melhor vida.

Sem comentários: