sábado, 3 de outubro de 2009

PuraMente #31 - Know How

Nome: "Know-How"


Autor: Ram Charan


Data: 2007 Crown Business (original) - Actual Editora (edição portuguesa)

 

Frase: "Precisamos de líderes que saibam o que estão a fazer"

 

Palavras Chave: Know-how; Competências; Discernimento; Sistema Social; Reposicionamento; Mudança contínua


Apreciação: ***

 

A curiosidade em torno de "Know-how" era grande, sobretudo depois da recente visita de Ram Charan a Portugal e logicamente também de toda a fama e reconhecimento de que o autor goza. Charan é aliás considerado por Stephen Covey (autor de "7 habits") como o "Michael Porter do século XXI". Este é um livro supostamente sobre liderança, mas acaba por pretender tocar num largo espectro de assuntos, o que lhe retira acutilância e até pertinência. O resultado final é algo difuso e desequilibrado, existindo capítulos interessantes e outros com muito pouco "sumo".

O livro está dividido em nove capítulos. No primeiro deles, o autor explica o que entende por "Know-how", que define como "os motivos ocultos que conduzem os líderes ao sucesso ou ao fracasso"; ou seja o que é necessário fazer e ser, para conduzir um negócio. Esse é um texto interessante, que merece atenção. Nos oito capítulos seguintes descrevem-se as oito competências essenciais do "know-how". E é aqui que o livro se apresenta mais volátil. Alguns capítulos aportam valor, como o relacionado com o posicionamento do negócio (de longe a melhor parte do livro) ou o da definição de objectivos. Mas há outros, como "Identificar a mudança externa" ou "Como se fazem líderes" que acabam por não ser mais do que um conjunto de lugares comuns. Todos os capítulos estão polvilhados de exemplos verdadeiros, mas de pertinência variável. No final do livro aparece uma carta a um futuro líder e um resumo das oito competências de "know-how", ambos dispensáveis.

No seu conjunto, o livro é uma mais valia sobretudo para os que lêem relativamente pouco e aos mais iniciados no percurso da gestão. A mensagem que as competências de liderança são o produto de uma construção e que o sucesso nunca é definitivo, passam de forma segura. Não deixa é de "saber a pouco", tratando-se de uma obra escrita por Ram Charan.

Filipe Garcia

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

Publicado em 25 de Agosto de 2009 no Jornal de Negócios





Sem comentários: