domingo, 19 de julho de 2009

Puramente #25 - Fast Second

Nome: Fast Second
Autor: Constantinos Markides
Data Original: Outubro 2005
Frase: "Creating Radical new markets is not where the money is"
Keywords: innovation; dominant design; scale up; colonizer and consolidator; Fast Second Strategy
Apreciação: ****
“Fast Second” pode ser visto um livro de gestão da inovação, ou de estratégia empresarial. Aplica-se a empresas, sectores e mercados que operam através de inovação radical, e não aos que optimizam produtos e processos de forma incremental.
O autor explica de uma forma inesperada e refrescante o domínio de inovações radicais, seja por incorporação de saltos tecnológicos relevantes, seja por criação ou invenção de novos produtos, serviços ou outras formas de valor. Estes processos são divididos em duas fases -convenientemente dissecadas na obra. Na primeira fase estão as empresas colonizadoras, imensas e cada uma lutando com o seu formato ou metodologia por um standard, em absoluto caos de divergências interempresariais. Na segunda estão os consolidadores, constituídos pelas empresas que são capazes de criar ou adoptar o que autor denomina de design dominante, momento em que os colonizadores sem sucesso desaparecem.
A tese deste livro postula que empresas de grandes dimensões e já instituídas devem lutar por entrar na inovação apenas no segundo processo, adoptando um framework que denomina de “Fast Second Strategy” e que passa por ser o primeiro a adoptar o design dominante criado por terceiros, e tendo as condições ideias para fazer o market scale-up, precisamente onde está o dinheiro que pode sustentar lucros importantes. Nesta abordagem Markides e Geroski explicam que colonizadores e consolidadores são processos absolutamente distintos e que exigem competências distintas e até incompatíveis no seu DNA, o que sustenta a hipótese de optimização de startups hábeis e leves na primeira parte e porta aviões consistentes e bem estruturados na segunda.
Fast Second é um livro essencial para compreender como se pode fazer um bypass à inovação radical e entrar nos novos mercados directamente para posições de liderança.

Sem comentários: