Nome: A Geografia das Compras
Autor: Paco Underhill
Data Original: Dezembro 2004
Frase: "Ao estudar o centro comercial podemos aprender bastante sobre nós próprios."
Keywords: centro comercial; retalho; design de lojas; distribuição; serviço; mix comercial;
Apreciação: ***
Editado originalmente nos Estados Unidos em 2004, na sequência do sucesso de vendas que foi “A Ciência das Compras”, este livro - de Paco Underhhill - teve tradução em lingua portuguesa em 2009 . Trata-se de uma obra que está destinada a todos os técnicos gestores ou curiosos que pretendam apreender sobre o local onde são realizadas as trocas comerciais: lojas, armazéns e sobretudo centros comerciais.
Os capítulos são uma simulação do que consiste uma visita a um centro comercial, numa óptica de estudo comportamental dos seus visitantes e de técnicas dos que gerem os espaços comerciais e unidades de retalho especializado. A importância do parque de estacionamento, da segurança, da manutenção ou da limpeza são sublinhadas, em paralelo com a necessidade de uma gestão menos imobiliária e mais comercial. De certa forma, os gestores portugueses de centros comerciais não aprenderão tanto como os de outros países com este livro, dado que neste sector Portugal é um standard internacional de liderança – como refere o próprio livro, com várias referências ao Vasco da Gama e ao Colombo.
Enquanto explicita e deambula sobre temáticas de valor apenas para o cluster, Paco Underhill não deixa de se questionar sobre o que acontecerá à enorme massa de centros comerciais que em breve terão mais de 20 anos, uma questão incontornável não só do comércio americano, como também da própria sociedade – famílias, bairros, emigrantes e demais flutuações que dependem destes gigantes do comércio.
Num livro que vale a pena para quem se preocupa com o tema, mas está muito longe de ser obrigatório, o autor termina perguntando se não será o centro demasiado hermético e assim um fiasco ameaçado por soluções mais convenientes e apetecíveis.
Sem comentários:
Enviar um comentário