Nome: Competitive Intelligence
Autor: Rob Duncan
Data Original: Junho 2008
Frase: "Agile time frames are measured in weeks and moths, not years"
Keywords: Competitive Intelligence; CI Matrix; KISS; Consistent; Getting Info; Ethics; Fast & Cheap;
Apreciação: ***
Este não parece ser um livro para todos, antes para um nicho de gestores nas áreas de Marketing ou Research que se dedicam a recolher e trabalhar informação como está o mercado, nomeadamente os concorrentes ou potenciais concorrentes. Este não parece ser um livro para todos. Mas é.
Trata-se de uma obra de rápida leitura, com pouco mais de 100 páginas escritas de uma forma directa e muito prática, sem poesias ou exageradas deambulações sobre sub-temas. O assunto é o estudo da inteligência competitiva, um processo de recolha, análise e gestão de informações externas, mas que podem influenciar de forma importante os negócios da empresa.
Ao contrário de outros registos sobre este tema, Duncan prefere uma abordagem directa, onde explica porque a IC tem necessariamente de ser realizada de forma célere, barata e ética, esclarecendo de forma assertiva as habituais confusões sobre espionagem e delimitando valiosas fronteiras.
A lógica deste livro assenta nas características necessárias à prática da IC, que se dividem entre core skills e applied skills, com uma bem estruturada dissertação sobre cada uma, com enfoque nos factores potenciadores de uma comunicação eficaz. O autor ora aposta na explicação dos factores críticos, ora delata técnicas essenciais à recolha de informação relevante de forma prática, eficiente e sobretudo sustentável.
Competitive Intelligence pode ser lido por todos, porque a todos diz respeito – mas tem especial prescrição para os que actuam profissionalmente nesta área. Por outro lado, constitui uma óptima oportunidade para ler sobre novas buzzwords, como executive profiling, hourglasses, blogpulsing ou elicitations.
Sem comentários:
Enviar um comentário