segunda-feira, 11 de maio de 2009

PuraMente #17 - Tribos



Nome: Tribos - Precisamos de um líder

Autor: Seth Godin

Data: Outubro de 2008 - Lua de Papel

Frase: "Ideias que se propagam, vencem"

Palavras Chave: Mudança; Iniciativa; Líder vs Gestor; Comunicação; Envolvimento; Status quo; Medo;

Apreciação: ***


Seth Godin é um fenómeno da geração web. Considerado o blogger mais influente do mundo, é o autor de alguns dos livros de marketing mais vendidos de sempre e tem uma enorme legião de seguidores. É um líder e tem a sua tribo.

"Tribos" fala sobre aquela que é considerada a forma de marketing e comunicação mais poderosa - a liderança - e de como qualquer um de nós se pode tornar líder, criando movimentos que interessem às pessoas. O livro gerou um "buzz" instantâneo ao mostrar que temos mesmo o poder e a capacidade de promover a mudança. O autor defende que todos desejam identificar-se com uma ideia, uma tarefa ou um objectivo e que, por isso, precisam de ser lideradas. Ou seja, queremos algo de novo, queremos mudança, mas o papel de cada um pode variar entre a liderança, a simples adesão ou a indiferença.

A primeira surpresa do livro é que não tem, aparentemente, uma estrutura organizada. Não há uma introdução, capítulos, conclusão ou um índice, o que concretiza a vontade de o autor em quebrar com o status quo, algo que nos acompanha ao longo de "Tribos". As ideias são passadas através de pequenos textos, muitas vezes independentes entre si. Isso permite que a qualquer momento se folheie o livro e se leia um par desses textos, o que é uma vantagem e se enquadra na tendência actual de passar mensagens de forma rápida, directa e acessível. Os textos oscilam quase sempre entre as ideias de tribo, liderança, promoção da mudança e motivação para a acção.

Seth Godin explica que "liderar não é gerir", sendo muito crítico relativamente aos gestores. Liderar é criar a mudança em que se acredita, enquanto que gerir é a mera manipulação de recursos para se fazer um trabalho que já se sabe. Gerir não provoca mudança: pelo contrário, promove uma estabilidade que o autor considera ilusória.

O livro é de leitura simples e rápida, embora seja algo repetitivo. Não será essencial para todos, mas ajudará a entender melhor este conceito de "tribo" e poderá servir de elemento motivacional para os leitores.


Filipe Garcia

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

www.puramenteonline.org



Sem comentários: