É evidente a relevância do período de lazer para a Economia, pois entre outros contributos, origina muitos actos de consumo, networking e permite o equilíbrio Trabalho vs. Vida Pessoal. Um bom conhecimento sobre o comportamento social e as preferências dos consumidores na ocupação dos tempos livres; potencia a geração de oportunidades de negócio e/ou ajustamentos em produtos e serviços já existentes.
Foi recentemente publicado o estudo da OCDE “Society at a Glance 2009” onde são analisadas as tendências sociais dos seus Países. É dedicado um capítulo ao tema “Período de Lazer” que, infelizmente, não contém informação sobre Portugal; impossibilitando análises comparativas com outros Países e, por consequência, maior dificuldade na identificação de eventuais oportunidades. È certo que um estudo deste género não é suficiente para a tomada de decisões empresariais inerentes à exportação; contudo constitui uma base para a abordagem ao tema.
Saliento, alguma informação sobre Países relevantes para as exportações portuguesas, como a dominância que tem “Ver Televisão” nos EUA e no Reino Unido, por oposição à França, Espanha e Alemanha, onde dominam as “Outras Actividades de Lazer” (net, hobbies, etc.) e também a relevante actividade de “Participar ou Assistir a Eventos” na Alemanha, Reino Unido e Espanha; onde também o “Desporto” apresenta considerável preferência.
Seria desejável que Portugal começasse a produzir este tipo de informação, com carácter sistemático e com base comparável.
Para mais informações sobre o estudo, consultar:
http://www.oecd.org/document/24/0,3343,en_2649_34637_2671576_1_1_1_1,00.html#press
António Jorge
Consultor em Estratégia, Marketing e Vendas
(ant.jorge@netcabo.pt)
Publicado no jornal “Meia Hora” a 19Mai09
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