sábado, 25 de abril de 2009

PuraMente #15 - Future Files


Nome: Future Files

Autor: Richard Watson

Data: Outubro de 2008 - Nicholas Brealey Publishing

Frase: "O grande problema do futuro é que teremos de viver nele"

Keywords: Trend/Countertrend; Polarização; As cinco tendências; Mind Wipes; Virtualização;


Apreciação: ***

Este é um livro para os intelectualmente curiosos e forward thinkers. Fala-se sobre o futuro, obrigando ao conhecimento do presente, das tendências vigentes e latentes - os chamados "aceleradores de mudança". Os livros "futuristas" têm sido recorrentes ao longo da história, mas não é comum encontrar-se algo estruturado, categorizado e orientado, evitando o palpite e a adivinhação. Dito de outra forma, não se pretende prever o futuro, mas reinterpretar o presente ao alargar perspectivas e horizontes. É o próprio autor a posicionar o livro aconselhando-o a "analistas de negócios, estrategas e todos os curiosos sobre o futuro ou que queiram estar um passo à frente". E porque a cultura do futuro será muito visual, a capa apresenta uma proposta de "mapa de evolução" (ver em www.nowandnext.com). As expectativas do leitor ficam desde logo elevadas.

Ainda antes da introdução o autor "mostra ao que vem": há cinco tendências importantes para os próximos 50 anos: Envelhecimento, Deslocação do Poder para Oriente, Conectividade Global, Tecnologias GRIN (genética, robótica, internet e nano-tecnologia) e Ambiente. Após defender estas tendências, o livro transforma-se num manual de onze capítulos sobre diferentes áreas: Cultura e Sociedade, Ciência e Tecnologia, Política, Media e Entretenimento, Serviços Financeiros, Transporte, Alimentação, Compras, Medicina, Turismo e Viagens, Negócios e Trabalho. Em cada área descrevem-se cinco tendências secundárias e muitas previsões concretas. Notar a importância das "contra-tendências" e da polarização.

A estruturação do livro tem vantagens e ameaças. Podem consultar-se rapidamente as áreas que mais interessem ao leitor, mas ao decidir ler o "Future Files" de uma só vez, o cansaço é inevitável, tal o detalhe a que o autor chega.

No final são apresentados cinco aspectos que não vão mudar nos próximos 50 anos: A curiosidade sobre o futuro; O desejo de reconhecimento e respeito; A necessidade de experiências físicas; O medo e ansiedade; A procura de significados.

É um livro interessante e diferente, que aconselho.


Filipe Garcia

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros

www.puramenteonline.org

Sem comentários: