sábado, 25 de abril de 2009

Redes Sociais

É quase axiomático que as redes sociais estão a crescer a um ritmo muito acelerado. Até as revistas semanais de quinta feira já se espraiam em artigos de luxo, quais especialistas sobre o networking mundial.
As novidades são que as social networks ameaçam já o email como principal plataforma de comunicação na Internet, o que era perfeitamente improvável há ainda apenas 6 meses. As redes sociais não estão a crescer de uma forma normal. Aceleraram intensamente, desde o momento que se começaram a integrar entre elas e foram democratizadas para fora do teen sec.
Curiosamente, as redes portuguesas não parecem estar em grande expansão. Chillout, TST e outras redes têm tido um compirtamento regular. Já em Espanha, o fenómeno Tuenti domina toda a actualizada e ameaça o lider Facebook, também em grande crescimento.
Depois de alguns anos de dominios cruzados do Orkut primeiro e Myspace e Hi5 depois, a nova geração está dominada pelo Facebook (200 milhões de users) e pelo Twitter (10 milhões, mas a crescer 400% por mês). Curiosamente, estes dois operadores, quie rapidamente destronaram o Bebo da liderança europeia, estão em competição directa, sempre vigiados de perto pelo Google e pela Microsoft, que vão conseguindo alguma penetração aqui e ali.
Depois da abertura esta semana do Facebook aos feeds do Twitter, as redes começam quase a fundir-se, o que deixará algumas definitivamente de fora (o MySpace inteligentemente antecipou este movimento, especializando-se em música). Veremos quem tem capacidade de se afirmar, num mercado em que os sites especializados em feeds começam a ganhar relevância.
A minha aposta vai para dois grandes operadores ligeiramente diferentes, e dezenas de pequenas redes de segmentos (música, idades, locais). Para acompanhar...

Sem comentários: