terça-feira, 7 de abril de 2009

Puramente #12 - Sucesso em Português

Nome: Sucesso em Português
Autor: Luís Sítima
Data (Original): Dezembro 2007
Frase:”Apenas 30% dos processos de mudança são implementados com sucesso, por défice de confiança, credibilidade ou compromisso
Keywords: LOOP, Leader, Mudança, Inovação, Gestão de Pessoas, Orientação Estratégica
Apreciaçao: ***
Sucessos em Português – 15 Histórias de Mudança Organizacional – relata, através de case studies recentes do mercado português, situações de mudança organizacional que conduziram a um consensual sucesso para as respectivas empresas. Trata-se da mais recente obra do autor de “LOOP – Organizações em Mudança”, sendo esta edição uma espécie de manual prático que explora casos práticos de empresas nacionais nas áreas de liderança, orientação estratégica, competência organizacional e gestão de desempenho, podendo servir simultaneamente de leitura didáctica para evolução dos gestores nestas áreas e repositório de informação relevante em áreas de mudança para consulta ocasional. O “Sucesso em Português” não é daqueles livros em que os autores pecam por escrever demais, tornando penosa a leitura da segunda metade da obra. São 94 páginas bem arrumadas, o que é um achado nos dias de hoje. Este livro peca por não trazer nenhuma nova estrutura teórica relevante ou sugestão de hipótese nas áreas em estudo, mas em contrapartida tem sugere acções com base em “best practices” e está enfocado numa lógica de execução, em vez de teorização. De Mourinho à Sonae, passando pela Lactogal, Grohe ou TAP, as quinze histórias de mudança organizacional tratam de assuntos como a o estimulo e reconhecimento, gestão de pessoas, indicadores e scorecards, estratégia e inovação, integração e alinhamento (…) contribuindo como novos conceitos como Balanço de Qualidade de Vida, Índice de Moral ou o Alinhamento Pessoal no Negócio.
Não sendo um livro-referência, Sucesso em Português condensa informação prática interessante sobre um tema da maior actualidade e merece o curto investimento em tempo que exige.
Publicado no Jornal de Negócios dia 3/4/2009

Sem comentários: