domingo, 8 de março de 2009

A ver o circo a arder



A inércia dos principais líderes mundiais é assustadora. 

[Ontem] os mercados voltaram a registar perdas expressivas, que devem continuar. Não fora o facto de o Dow Jones ter baixado dos 7000 pontos e a queda já nem seria notícia. O medo continua a instalar-se e os agentes económicos estão paralisados. Continua-se a apagar incêndios com copos de água.

As acções do sector financeiro estão a ser vendidas porque os accionistas receiam perder tudo. As dos restantes sectores estão a desvalorizar porque se nada for feito, as empresas enfrentarão um contexto económico ainda pior do que o actual.

Já se percebeu que a recuperação económica não será possível sem a estabilização do sector financeiro. É também claro que a situação não se está a resolver por si só. Pelo contrário,parece estar criado um processo de entropia. São necessárias medidas drásticas para lidar com a crise. Os “gurus” já falaram (Roubini, Taleb, Krugman, Soros, tantos outros), mas mesmo assim os governos parecem incapazes de fazer o que tem que ser feito – tomar decisões com impacto real. Nacionalizar se for preciso, mas acima de tudo impedir a implosão de todo o sistema.

Os líderes mundiais continuam de braços cruzados. E a ver o circo a arder.

Filipe Garcia
Economista da IMF
Artigo publicado no Diário Económico em 3 de Março de 2009 (pág. 6)


Sem comentários: