quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

PuraMente #4 - "Inside Steve´s Brain"

Nome: Inside Steve´s Brain
Autor: Leander Kahney Data: Outubro 2008
Frase: "The Goal was never to beat the competition, or to make a lot of money. It was to do greatest things possible, or even a little greater" Keywords: Steve Jobs; Apple; simplicity; unprecedent attention to detail; focus
Apreciação: ***
Inside Steve´s Brain não é, ao contrário da maioria das obras sobre Steve Jobs, um espaço dedicado ao culto do seu comportamento simultaneamente genial e instável: ao invés, trata-se de uma obra dedicada a estudar a mente de Jobs, numa óptica de exclusividade de tácticas, que revelam que o elitismo de um pensamento pode gerar os resultados mais simples possíveis, desde que exista sempre uma estratégia de enfoque. E "enfoque significa dizer não". Kahney explora o cocktail de sucesso de Jobs e das suas Apple e Pixar: simplicidade, conveniência e diferença. Como pano de fundo, um quase obsessivo controle dos detalhes, um enfoque no estritamente necessário quer no produto quer na empresa (gestão de core e outsourcing do side stuff), e sobretudo uma politica de risco como forma de incentivar inovação genuína. O livro aborda ainda a diferença entre a "pure science" e "applied science" e as consequências de deste tipo de inovação na eficácia das empresas, bem assim como comporta um autêntico manual sobre gestão e design do produto e sobre visual merchandising e concepção de espaços comerciais desenhados não para a venda de curto prazo, mas para a conveniência e superação de expectativas. A gestão do silêncio e dos timings e uma politica de informação "need-to-know-basis" contrastam com uma orientação de meritocracia e de "champagne milestones". O livro espraia-se por momentos deliciosos da gestão Jobs, mas encerra igualmente importantes lições em áreas como o Recursos Humanos, onde o CEO da Apple prefere um "A Team" curto , fiável e confiável e aposta tudo em contratar o melhor dos melhores. Ou ainda melhor que isso… Pedro Barbosa Docente do IPAM Artigo publicado no Jornal de Negócios em 3 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: