quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Instantâneos da crise - 10-Dez-08



Os títulos do Tesouro americano estão agora com yield to maturity negativo!

Isto significa que os compradores destas obrigações preferem perder dinheiro, emprestando ao estado a uma taxa abaixo de 0% do que a colocar o dinheiro num banco ou noutro activo.

É um sintoma muito claro do risco de contraparte que se vive no mercado e um dos primeiros sinais do que o final do ano poderá trazer.

As instituições, financeiras e não financeiras, terão que reunir liquidez e compor balanços para passar 31 de Dezembro. Num contexto de confiança baixa e maus indicadores macro, este tipo de movimentos pode ter consequências nefastas e imprevisíveis.

Mais detalhes neste artigo da Bloomberg.


3 comentários:

Miguel Garcês disse...

Extremamente oportuna esta notícia. Como leigo, questiono a implicação verificada no yeld dos títulos de tesouro no longo prazo, 2 anos (0,77%) e 10 anos (2,63%)?

Ambos abaixo dos níveis de inflação, sendo o prémio espectável negativo?

Com prémios negativos, qual a motivação e expectativa do investidor?

Que haja um período longo com nível de inflação baixo ou mesmo cenários de deflação?

Ou será um mero exercício de rearranjo de carteira investimento, sendo esta a parcela conservativa da carteira?

Sabendo que os títulos de tesouro USA, tem impactes na moeda e nos fluxos financeiros não se poderá assistir ao dólar como refúgio?

Gostaria, se possível, se me pudessem elucidar sobre estas questões.

Miguel Garcês disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ulf disse...

. a situação de que falei diz sobretudo respetiro ao curto prazo, em que a percepção do risco de emprstar a outrem é tao alto que se opta pela preservaçao incompleta do capital

. de facto taxas de longo prazo baixas deveriam incentivar o investimento (dito empresarial)

. as taxas de longo prazo estão baixas porque o mercado está à espera de taxas de juro baixas (dos bancos centrais) por muito tempo e devido ao efeito da aversao ao risco

. porem dada a necessidade de uma ENORME emissao de divida por parte dos estados, parece-me muito provável que estas txs de longo prazo venham a subir bastante daqui a alguns meses, pelo que o investimento em obrigações soberanas (dos estados) não me seduz.

. o dolar tem servido de refugio e foi por isso que subiu desde os 1.60. No entanto esta' tb em risco dada a enorme emissao de moeda a que iremos/estamos a assistir