sábado, 12 de julho de 2008

Diálogo - Social Media

"Social Media" é uma expressão abrangente que integra a tecnologia e a interacção social, processos de comunicação online. Este tipo de contacto, seja através de blogues, redes sociais, messenger, partilhas várias, está a tornar-se cada vez mais universal e popular. Alguns números: a wikipedia já tem mais de 400 mil artigos, o youtube 100 milhões de vídeos, o blogspot 200 milhões de blogs, o Second Life 1.5 milhões de participantes, 73% dos utilizadores online lêem pelo menos um blog, 57% faz parte de pelo menos uma rede social e 55% já colocaram fotos na web. Chega de números? A comunicação não está mudar. Já mudou! As organizações devem estar atentas, deixando para trás o modelo tradicional - o monólogo. Ainda não convencido? Vamos a mais números. Apenas 18% das campanhas televisivas geram retorno positivo, 90% dos que podem fugir aos anúncios fazem-no, cada um de nós está exposto em média a 3000 mensagens publicitárias por dia. 14% das pessoas acreditam nos anúncios, mas 78% confiam nas recomendações de outros consumidores! O novo modelo de comunicação é o diálogo - conversas. E os melhores conversadores são os que começam por ouvir. Os consumidores de amanhã nasceram já neste paradigma. Nos EUA em 2010 os nascidos após 1990 serão mais do que os baby boomers. São indivíduos que hoje já passam 16 horas por dia online e 96% fazem parte de uma rede social, tendo em média 53 amigos online. A estas pessoas não interessam os anúncios, mas sim o que pensam os seus amigos. Há que dar às pessoas motivos de conversa. Sobre a sua marca. (Artigo inspirado numa apresentação de Marta Z. Kagan)

1 comentário:

Anónimo disse...

Filipe: excelente mensagem.

A questão do e-marketing é muito importante hoje em dia. Existem até empresas que utilizam uma nova abordagem, cujo nome técnico não me recordo, que passa pela colocação de referência relativas às próprias empresas em diversos locais da blogosfera. Regra geral, as empresas têm pessoas que todos os dias andam na net para introduzir referências em forums online, para divulgar a empresa ou para destruir preconceitos desfavoráveis acerca da mesma.

Ricardo Arroja