terça-feira, 25 de setembro de 2012

Português


http://idp.somosportugueses.com

Na semana passada a revista “Monocle” destacava o crescimento de influência da língua portuguesa no mundo.

Há cerca de duas décadas, o crescimento da internet e o intensificar do processo de globalização faziam crer que a língua inglesa iria constituir-se como idioma de utilização e alcance universais, reprimindo todas as demais.

É verdade que o inglês é cada vez mais o “denominador comum” na comunicação internacional, mas os mesmos processos de inovação tecnológica e de globalização, ajudados pela demografia, estão a intensificar o uso dos idiomas nativos, que acabam por ser agente de facilitação de relações e negócios.

Dos interfaces aos contratos, passando pelos média ou pelas artes, línguas como o português são cada vez mais importantes.


Filipe Garcia
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Publicado no Jornal Metro em 24 de Setembro de 2012



2 comentários:

Diogo disse...

Daí a importância do acordo ortográfico. Não apenas simplifica e racionaliza a ortografia do português, como mantém unas a língua portuguesa e brasileira que ainda não se afastaram o suficiente para criar duas línguas diferentes.

Anónimo disse...

Diogo andas à nora.. Portugal fez grande parte das cedências aquando das reuniões para o novo AO e o Brasil nem sequer o implementou ainda.