domingo, 18 de março de 2012

Fusão

 
A Internet mudou o comércio, pulverizando as vendas de catálogo e afetando as lojas tradicionais.

Os clientes começaram a optar, transferindo parte das suas compras para sites de comércio electrónico, muitas vezes com melhores preços e logística.

O novo consumidor começa a não distinguir online de offline. Investiga online para comprar offline e testa offline para comprar online. Os retalhistas fazem o mesmo. Os operadores offline montam investem online e os sites de ecommerce compram espaços fisicos para picking. Esta é uma nova era. O tempo em que o online e offline se fundem num mercado único.

3 comentários:

Vítor Magalhães disse...

Evolução natural e normal.
No entanto, é surpreendente como todo o mercado se foca, cada vez mais, no online e offline de forma autónoma e isolada.
O próximo passo de evolução natural: ligar os dois mundos, interligando os 2 canais; facilitar o acesso ao online a partir do offline. E isto vai acontecer com o Mobile.
Um bom projecto para o El Corte Inglês! Transformar o espaço físico em "Mobile Friendly!";)

Diogo disse...

Bem visto e absolutamente de acordo consigo.

Pena é que a Banca (que cria dinheiro a partir do nada) esteja a retirar dinheiro de circulação, cortando no crédito às Famílias e às Empresas, e, desta forma, destruindo o comércio, a produção e a economia, enviando centenas de milhões de pessoas para a miséria.

Mafalda disse...

Portugal está somente a passar por uma fase que outros países já começaram faz muito tempo. Inglaterra é um desses exemplos em que o Online/Espaço físico há muito se fundiu e deve haver muito poucos retalhistas que existem só num espaço!