quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Blogues Maduros?

O tráfego em blogues tem tido um comportamento curioso. As visitas ao Wordpress e Blogger diminuíram, mas ao Blogspot cresceram. Tal significa que se escreve menos em blogues, mas lê-se mais. A explicação: cada vez existir mais repositório online, o que alimenta um aumento de tráfego via search.
Informações de outro estudo mostram que depois de muitas experiências, uma grande parte dos bloggers abandona os seus espaços ou desvitaliza-os, enquanto um menor grupo de blogues se tornam especializados e activos, quase profissionais.
Chegou a maturidade à blogolândia?

4 comentários:

Jonas disse...

Olá. Chego aqui através do texto que li no Metro.

Fico curiosa, por duas razões.

A 1ª é a afirmação "as visitas ao Wordpress e Blogger diminuíram, mas ao Blogspot cresceram"

Tendo em conta que Blogger e Blogspot são a mesma coisa, como é que podem ter, em simultâneo crescido e diminuído.

E a 2ª é o facto da minha experiência, enquanto responsável dos Blogs do SAPO, contradizer um pouco os dados de que dispõe. As visitas aos Blogs do SAPO continuam a crescer, bem como o número de posts por Blog, o que significa que há cada vez mais gente a escrever em Blogs.

Obrigada, antecipadamente, por qualquer resposta que venha a dar :)

Pedro Barbosa disse...

Boa tarde,

Eu explico.

a) Blogger e Blogspot não são a mesma coisa. São o mesmo projecto e a mesma empresa, mas não a mesma coisa. Blogger é a porta de entrada, onde se posta. Blogspot é a porta de saída, o output, onde se lê. Daí tb as conclusões...

b) Boas noticias para o Sapo. Provavelmente estará a ganhar quota em PT, um mercado médio, nem leading, nem lagging. Tb sobem o numero de new users? E se filtramos os rebloggings, tb sai a crescer?

Obrigado,
Pedro Barbosa

Jonas disse...

Passou-me pela cabeça que a interpretação pudesse ser essa :)

Sim, o número de novos utilizadores estão a crescer, e o número médio de post por user também.


Os rebloggings são, pelo menos nesta plataforma, irrelevantes :) Não fazem mexer o ponteiro.

Ulf disse...

viva,
o tema é giro.
o que vou dizer provém meramente de intuições, não tenho qq base em termos de dados para sustentar o que vou dizer.

No caso do SAPO penso que o que pode estar a acontecer é a chegada de novas pessoas ao "mercado" e que preferem uma plataforma em português e mais próxima/confortável/cozy.

A nível global, o "mercado" estará já mais maduro e as pessoas estão a escolher expressar a sua opiniao de outras formas, nomeadamente nas redes sociais. Arriscaria a dizer que temos assistido a algo do tipo Forums >> Blogs >> Redes Sociais.

Estou de acordo com o leitor qdo diz que os blogs se estao a 'profissionalizar' e que sao hj muito repositorio de tudo. Uma especie de wikiblog, q o google filtra.

finalmente, em portugal (e aproveito para perguntar a quem sabe!) suspeito que haja a utilização por pequenas empresas/projectos da plataforma blog com a sua presença na web (em vez de um site).