quinta-feira, 11 de março de 2010

O Caminho para o CAOS

A chegada ao Mundo Caótico, é uma nova fase, talvez cíclica e fruto da procura de um novo rumo. Ao longo da Vida, o Homem, tem buscado a satisfação material e intelectual, desenvolvendo um mundo progressivamente complexo. As rápidas e profundas alterações que a tecnologia e a sofisticação económica e social provocam, estão a ultrapassar a capacidade Humana de desenvolver modelos que permitam, explicar e compreender a realidade; é isso o Caos, algo que não se consegue prever ou explicar. Publicado no Jornal Metro de 11Mar2010 António Jorge Marketeer

2 comentários:

Aprendiz disse...

Caro António Jorge: Não sabemos ainda se o caos se pode prever, nem se se consegue explicar. O que podemos dizer é que, com as ferramentas matemáticas que a maioria de nós conhece, na sua esmagadora maioria oriundas de uma abordagem cartesiana (ou se quiser ir mais atrás, euclideana) à natureza, são incapazes de avaliar de forma adequada a complexidade do caos.

E por outro lado, se a ordem é ela própria previsível e explicável, então por exclusão de ideias, o oposto da ordem, o caos, será ele também explicável e previsível.

Neste momento existem já ferramentas que permitem avaliar a variação do grau de caos de um sinal. E existem desde há algum tempo. Veja os trabalhos de Mandelbrot e de Hurst sobre auto-semelhança e fractalidade, como forma de abordar um lado mais ordenado do caos.

Cumprimentos,

Nuno Garcia

antonio jorge disse...

Caro Nuno, Muito Obrigado pela partilha.
António Jorge