domingo, 22 de novembro de 2009

PuraMente #34 - 50 Gurus da Gestão

Nome: 50 Gurus da Gestão
Autor: Jorge Nascimento Rodrigues (+3)
Data Original: Novembro 2005
Frase: " Dos Gurus às tendências "
Keywords: Guru; Gestão; Compilação; Súmula; Dicionário de Management; Colectânea;
Apreciação: ***
“50 Gurus para a Gestão do Séc. XXI” é um livro que reúne, em cerca de 500 páginas de fácil acesso e navegação, um conjunto de súmulas das contribuições de uma selecção daqueles que foram considerados pelos autores – um conjunto de colaboradores do Semanário Expresso - os gurus da gestão.
A obra é uma evolução de outros conceitos já avançados por Jorge Rodrigues, oferecendo a cada autor cerca de 8 páginas, onde se resume a influência deste e dos seus trabalhos e se publica uma entrevista com o mesmo, com um óbvio enfoque na matéria técnica de cada um dos destes. Trata-se de uma forma alternativa de abordar e resumir contribuições normalmente detalhadas em livros e relatórios próprios.
Como qualquer colectânea, a escolha dos autores e temas é absolutamente subjectiva. Embora pareçam faltar contribuições importantes, a compilação é equilibrada e interessante, havendo um maior investimento em nomes que representam mais tendências do que gurus. Destaque-se contudo que, 4 anos volvidos, já fazia sentido uma nova e reformulada edição, com contribuições recentes de grande relevância para gestão do século 21 (Gladwell, Taleb; Friedman e tantos outros). O livro está organizado or 5 grandes temas: futuro, globalização, inovação, capital humano e marketing.
Este formato é interessante para os que procuram uma colectânea de mini-resumos, que potencie a descoberta de autores e aquisição das suas obras noutro momento; é um livro também interessante como formato de consulta, embora os conteúdos online sejam claramente uma opção mais célere e económica. Esta obra não é destinada aos que pretendem a partir dela realmente criar valor com conteúdos dos gurus, aprofundando conhecimentos ou abrangendo novas áreas da gestão. Neste capitulo, trata-se de um formato excessivamente redutor.

Sem comentários: