Nos últimos meses temos vindo a assistir a uma profunda crise financeira que está a provocar mudanças significativas na forma como se está a oferecer produtos financeiros ao mercado. Neste cenário, a consultoria financeira está também a evoluir e tem um papel fundamental a desempenhar como um importante agente do mercado financeiro.
O peso estrutural do canal clássico que representa o retalho bancário, tem diminuído relativamente ao surgimento de outros canais alternativos, nomeadamente a Internet. Por outro lado, a pressão da optimização dos resultados em face da diminuição da margem de intermediação financeira, tem conduzido a uma redução global dos custos operacionais das Instituições Financeiras. Este emagrecimento dos custos reflecte-se sobretudo numa maior dificuldade na prestação de um serviço personalizado aos seus clientes.
Esta área de actividade tem permitido, desde então, sobretudo na área do crédito oferecer um serviço de aconselhamento financeiro independente e muito mais amplo que aquele que é facultado por um banco ou financeira. Isto para além de ser um serviço mais personalizado e próximo do cliente final, sem o estigma de estar a negociar com uma Instituição Financeira, numa luta negocial muito desequilibrada.
A sua posição de charneira entre as Instituições Financeiras e quem acede aos seus produtos, aliado à independência e especialização da sua actividade, concorre para que os particulares e as empresas procurem estes profissionais para encontrar, não apenas a melhor solução de financiamento, mas fundamentalmente, um serviço financeiro integrado que lhes permita obter uma solução personalizada e adequada às suas necessidade actuais em consonância com as suas perspectiva de futuro.
--Publicada por António Godinho em Mercado Puro a 6/18/2009 01:50 AM
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