domingo, 10 de maio de 2009

PuraMente #16- The Future of Management



Nome: The Future of Management

Autor: Gary Hamel

Data (Original): Dezembro 2007

Frase: ”Management is out of date”

Keywords: Management Innovation; Management DNA disruption; Reinvent; Adaptability; Change;Discipline & Freedom;New Management S-Curve

Apreciação: *****

Gary Hamel pertencia à shortlist dos melhores teorizadores de estratégia e gestão do mundo antes
deste livro. Hoje, O professor da reputada London Business School tornou-se absolutamente incontornável, tanto em MBA´s como no top executive mindset das mais importantes empresas do planeta. Este é talvez o melhor elogio ao “Future of Management”.

O livro começa precisamente por dizer que a gestão actual está ultrapassada e que não serve para o futuro. O autor estabelece que, depois de anos a optimizar a eficiência operacional, as empresas devem agora centrar-se na eficiência estratégica, cujo impacto é importante para o presente e determinante para o futuro. Hamel é claro quando refere que a obra não tem a presunção de partilhar uma visão com os leitores, antes de ajudar os gestores a inventar o futuro. Da inspiração à realidade, o autor conduz os leitores por técnicas e tácticas, estratégias e teorias, sempre personalizadas com exemplos reais, descritos com o detalhe que um livro destes merece.

O livro está organizado em quatro partes, que explicam a razão e acção da Gestão da Inovação e exploram a imaginação e construção de um futuro sustentável reinventado por gestores que apostam na mudança disruptiva do modelo. O autor centra parte importante do livro a como se manter enfocado no negócio de hoje enquanto se constrói o de amanhã, um contributo fundamental para estar na linha da frente do processo de adaptação organizacional. Hamel assegura que a “tecnologia da gestão” será reinventada e que esta é a oportunidade de ser magnânimo: o modelo do século 21 estará assente em honra, iniciativa, criatividade e paixão.

As 255 páginas desta obra são de uma densidade insolúvel e obrigam a um relevante esforço de concentração. O payoff compensa.

Pedro Barbosa
www.puramenteonline.com

Sem comentários: