A situação actual cria uma pressão adicional sobre a supply chain. Todos sabem que termos uma supply chain eficiente é uma enorme vantagem competitiva, no entanto não basta ser efectivo temos que ser altamente flexiveis. As variações já não são limitadas e de curto prazo em que o stock de segurança resolve.
Nos anos 60 foi estudado um fenómeno chamado Bullwhip effect, este fenómeno retrata a amplificação que uma variação na procura dos consumidores tem na cadeia de fornecimento e que o retorno a volumes é inesperado e repentino. Neste cenário de volatilidade a reacção lenta ao mercado levará a aumentos significativos de stock nas empresas mais a montante do consumidor final ou a guerras de preços desesperadas. No último número da revisão trimestral de uma consultora, davam alguns exemplos de empresas que montaram reunião mais periódicas semanais e muitas vezes diárias em que as várias áreas flexibilizam a cadeia logística chegam mesmo a chamar-lhes salas de Guerra, em que cada decisão conta para satisfazer o mercado e melhorar a posição competitiva da empresa.
Esta é de facto uma oportunidade magistral para olhar concientemente para este processo e definir novas estratégias, renegociando com fornecedores, melhorando os processos produtivos para garantir flexibilidade. Segundo a teoria a procura irá reagir repentinament de forma a repôr niveis de stock no mercado e este ponto pode ser o fechar da oportunidade para desenvolver, flexibilizar e preparar melhor o negócio para o futuro.
Publicado no Jornal Meia-Hora de 26/03/2009
Sem comentários:
Enviar um comentário