segunda-feira, 13 de abril de 2009

PuraMente #13 - El Método Obama



Nome: El Método Obama

 

Autor: Rupert L. Swan

 

Data: Fevereiro de 2009 - Debolsillo

 

Frase: "Sorrir é uma forma barata de mudar a imagem"

 

Keywords: Corpo; Alma; Comunicação; Recursos inatos e apreendidos; Mudança; Multilateralismo;


Apreciação: **

 

O fenómeno Obama é omnipresente. Perante a avalanche de títulos sobre o novo presidente americano foi impossível não ceder à tentação de consultar um dos últimos lançamentos. Depois da leitura de "El Método Obama" e de folhear outros livros do género, fica a sensação que a figura de Obama, além de vender bem, é utilizada para a legitimação de ideias já previamente concebidas e que são agora validadas por este novo personagem, dado o seu percurso inovador e de sucesso. Ou seja, muitos dos textos editados recentemente não são baseados em Obama, mas adaptações ao chamado "novo ícone para o século XXI" (citação). Esperava-se uma argumentação indutiva, mas o leitor depara-se com uma abordagem dedutiva, do geral para o particular.

O livro é muito rápido de ler. São 100 tópicos, mas quase todos de apenas uma página. Está divido em duas partes - corpo e alma - que segundo o autor constituem uma única entidade comunicativa. Na primeira parte - "O corpo comunicativo" - são tratados temas ligados a elementos físicos e mais facilmente perceptíveis pelos outros, tais como a aparência, a postura e a linguagem. Em "A alma comunicativa" fala-se de questões anímicas, de força e controlo emocional, de organização mental, escuta, entre outros. Aspectos menos estéticos, mas igualmente poderosos na projecção da imagem do indivíduo.

Os tópicos são muitos, mas tratados de forma obrigatoriamente resumida, algo superficial e enviesados pela mentalidade ocidental, ainda que por vezes chame a atenção para algumas diferenças culturais. No entanto, o leque de ideias abordadas é muito vasto, o que faz com que o livro aporte valor. Para os mais seniores poderá servir de uma checklist comportamental, capaz de ajudar a detectar aspectos a trabalhar, ou para actualização. Mas o que leva a destacar este livro é a sua utilidade para os que estão em início de carreira, ou estudantes universitários, que ainda não tiveram a oportunidade de ser confrontados com algumas destas ideias. É, nesse sentido, um livro mais enriquecedor para juniores.


filipegarcia@gmail.com
Artigo publicado no Jornal de Negócios em 7 de Abril de 2009


Sem comentários: