segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estamos perante um cenário de deflação? Não.



O valor mensal da inflação em Março foi um pouco superior ao esperado, com o impacto sazonal das novas colecções de vestuário e calçado a mais do que compensar as descidas na alimentação. No entanto pode discutir-se se o padrão de consumo dos portugueses não se terá alterado ligeiramente, o que poderia fazer com que a subida no vestuário e calçado possa ter tido menos impacto no orçamento familiar do que é normal.

A inflação média continua a descer, o que não surpreende em função da desaceleração económica global e da evolução de preços do ano passado.

Define-se deflação quando estamos em presença de inflação anual negativa. De facto a inflação homóloga saiu negativa em Março e é bem provável que essa situação volte a ocorrer mais vezes até ao final do Verão ou início do Outono. Este comportamento da inflação homóloga não tem tanto a ver com uma descida pronunciada dos preços no presente (aliás os preços até subiram em Março), mas com a forma como os preços aceleraram em 2008 devido às subidas na energia e demais matérias-primas, inclusivamente alimentares.

Ou seja, parece pouco apropriado estar a falar em deflação neste momento, só porque uma inflação homóloga saiu negativa, enquanto a variação mensal de preços foi positiva e a inflação média está nos 1.9%. Estamos perante uma variação homóloga negativa, que se repetirá, mas que está mais associada aos “exageros” de 2008 do que à crise económico-financeira de 2009.

O corrente ano será muito benigno em termos de inflação, mas estou mais preocupado com a possibilidade do ressurgimento da inflação, talvez daqui a um ano, provocada pelas injecções de liquidez efectuadas pelos bancos e pelos planos de intervenção utilizando despesa pública. Poderemos mesmo vir a testemunhar um cenário de estagflação (inflação alta e crescimento baixo), situação que George Soros também admitiu há alguns dias como plausível.

Filipe Garcia

Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
filipegarcia@gmail.com

"Mash-up" de comentários sobre o tema

Sem comentários: