segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O falso "Robin dos Bosques"



A figura do "Robin dos Bosques" está ligada à metáfora do equilíbrio e da justiça. No nosso imaginário vive um herói corajoso e altruísta que retirava aos ricos para dar aos pobres. Por isso não surpreende que haja políticos que gostam de se colar ao personagem. Mas o que realmente acontecia na história?

Reza a lenda que havia um Príncipe João que aproveitava a ausência do Rei Ricardo para explorar o povo trabalhador de Sherwood através de impostos. Era violento e recorria ao medo. O Príncipe João nada produzia e vivia obcecado com a contagem das moedas e a ilusão do poder que a riqueza lhe dava. Robin e os seus companheiros tiravam o que podiam ao Príncipe para devolver (e não dar) aos camponeses e artesãos. Ou seja, a história não trata meramente de tirar a ricos e dar a pobres, mas em aplicar justiça social. Devolver a quem merece para permitir aos trabalhadores e empreendedores da floresta apreciar os frutos do seu esforço. Retirar ao Estado tirano e improdutivo que cobrava coercivamente.

Perante a utilização "popularucha" desta lenda em Portugal há que repor a verdade. O que está a ser proposto pelo Governo é retirar aos trabalhadores eventualmente com mais mérito e que mais apostam no seu sucesso e no do país para dar ao Estado, despesista e improdutivo. Promove-se a evasão e, muito pior, desencoraja-se o progresso profissional e salarial. A história está ao contrário porque parece que o Príncipe João se está a querer fazer passar-se por "Robin dos Bosques".

Pior demagogia só mesmo do "João Pequeno" que, como bom radical, quer que só se despeça onde houver prejuízos.
 
Filipe Garcia
Artigo publicado no jornal Meia Hora em 16 de Fevereiro de 2009

Sem comentários: