domingo, 18 de janeiro de 2009

Thomas Jefferson

«Acredito que as instituições bancárias são mais perigosas para as nossas liberdades do que o levantamento de exércitos. Se o povo Americano alguma vez permitir que bancos privados controlem a emissão da sua moeda, primeiro pela inflação, e depois pela deflação, os bancos e as empresas que crescerão à roda dos bancos despojarão o povo de toda a propriedade até os seus filhos acordarem sem abrigo no continente que os seus pais conquistaram.»
Thomas Jefferson, 1802

6 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso. No entanto, não há evolução sem os danos de ter concortrência forte, com os respectivos danos colaterais.

PB

Ulf disse...

Esta frase do Jefferson já serviu os interesses de todos, da esquerda à direita. Acho que uma leitura mais 'maldosa' desta frase é que toda a construção institucional tem perigos.
Ora pois tem... e então? Mas queremos viver sem bancos, sem alavancagem (0%)? Queremos viver num mundo em que aforradores e entrepeneurs nao se encontrem?

Esta frase nao é atirar o bebé com a água do banho?

(mas é uma boa discussão pq é verdade que todos sistemas podem ser potencialmente alvos de entropia e qto mais abrangentes forem, maiores os danos)

Anónimo disse...

Passaram 200 anos! Não acreditar nas Instituições de hoje, é o mesmo que desacreditar totalmente a Sociedade em que vivemos e que ajudamos a construir, tal e qual como os nossos Pais o fizeram. Para a época este Senhor tinha alguns pensamentos radicais, e se analisarmos as sociedades desse tipo que ainda hoje subsistem, estou certo que podemos todos concluir que esse tipo de pensamentos não leva a lado nenhum. São uma mera fonte de conflitos.

Ulf disse...

já agora fui investigar e ao que parece a frase não é de jefferson, ver em:

http://wiki.monticello.org/mediawiki/index.php/Private_Banks_(Quotation)

Anónimo disse...

Capitalismo vs comunismo? Mas, não haverá alternativa a estes cenários aberrativos? Não poderá o Homem prosperar e florescer de outro modo mais harmonioso? Ou, estamos condenados ao capitalismo e/ou comunismo desenfreados?

Anónimo disse...

FDPS Se vcs morassem na África e passasem fome iam sentir o que fazem esses idiotas, não produzem nada, só trabalham com dinheiro dos outros ganhando juros!!!!!