quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Retalho em compressão

Já se sabe que nos EUA os operadores tendem a reagir mais rapidamente a tudo. Mas o fecho de mais de 5.000 lojas de uma vez só, entre as quais da GAP, Disney, Macy´s e Footlooker.... assusta. A verdade é que os analistas valorizaram esta acção de racionalização das marcas (excepto as que forma tarde de mais, como o gigante Circuit City, em falência) e esperam que com isto a quebra de consumo não afecte de forma tão impactante as contas das empresas.
Por cá não se esperam para já grandes cortes, excepto o agudizar da primeira vaga de racionlização de custos em centros comerciais de terceira e quarta linhas, bem como a falência definitiva dos modelos que não se souberam modernizar e ir de encontro à satisfação e superação das necessidades do consumidor antes de este comprimir os seus gastos.
84 Lumber Co. — 30 stores to close Disney - closes 98 stores Home Depot - closeing 15 stores Ann Taylor — 117 stores to close Charming Shoppes (Lane Bryant and Fashion Bug) — 150 stores to close Foot Locker — 140 stores to close Macy's — 9 stores to close after Xmas Movie Gallery — 160 stores as part of reorganization plan to exit bankruptcy Pacific Sunwear — 153 Demo stores Pep Boys — 33 stores Sprint Nextel —125 retail locations Wilsons the Leather Experts — 158 stores Zales — 100 stores KB Toys - closing 356 stores J. C. Penney, Lowe’s - closure CompUSA: All 103 stores will be sold or shut down Charming Shoppes: The operator of plans to close 150 underperforming stores Movie Gallery-Stores: The company plans to close 400 Hollywood Video stores Circuit City - all 700 stores to close GAP - Closing 85 stores

4 comentários:

Anónimo disse...

OCDE prevê redução de 0,2% no consumo privado em 2009. Vai ser a doer...

Ulf disse...

e a OCDE está a ser "meiguinha"...

Pedro Barbosa disse...

Está a ser realista. Não está é a antecipar e descontar a retracção que pode surgir por ripple effect, porque não é um operador de bolsa.

O consumo não deve abrandar realmente em 2009. Deve mante-se. A questão é que para alguns sectores a contracção é evidente, e não há mais margens para esmagar.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.