sábado, 29 de novembro de 2008

Formação PME

O programa Formação-PME teve a sua primeira edição em 1997 e já beneficiou mais de 2300 empresas, apresentando alguns bons resultados, mas acima de tudo com muitas interrogações quanto à real concretização de milhares de horas e proveito de milhões de euros. Esta 6ª edição surge com um novo élan, parte de uma metodologia já adoptada anteriormente, a MPPO (Metodologia de Planeamento de Projectos por Objectivos) com um upgrade assente em experiências de sucesso e recorrendo a ferramentas de diagnóstico com maior ênfase na dimensão estratégica da intervenção. No contexto PME os empresários e dirigentes activos das empresas possuem experiência acumulada ao longo do seu percurso profissional, mas são avessos a linguagens herméticas, usualmente utilizadas por consultores e formadores. Esta metodologia aposta numa linguagem acessível, na participação de todos e na definição de objectivos com metas de curto/médio prazo úteis e alcançáveis. A escolha das entidades responsáveis pela execução do programa na respectiva região/sector de intervenção foi mais criteriosa, e os consultores/formadores estarão obrigatoriamente certificados por um curso sobre a implementação da metodologia. Penso que assim se pode responder de uma forma mais rigorosa a debilidades no nosso tecido empresarial que todos apontam, mas que poucos se disponibilizam para contrariar. A reduzida formação dos nossos operários e principalmente a escassa visão estratégica dos nossos empresários pode ser combatida. Haja participação e envolvimento para "Fazer das Pequenas, Grandes Empresas"

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos lá ver como vai correr o Formação PME neste novo QREN, com revisão do modelo de intervenção e novas entidades envolvidas.
As PME continuam a precisar deste programa, mas por vezes tenho a impressão de que queremos (demasiado) mudar os nossos empresários em vez de mudarmos as empresas... O Programa Formação PME é para mudar as empresas e, por essa via, os empresários...

E o sucesso temos de o medir/perceber no final das intervenções...

Rui Pena