quinta-feira, 12 de abril de 2012

Matar o paciente com a cura



Há cada vez mais a percepção que a receita de austeridade e desalavancagem das economias europeias, por ser feita conjunto, não conduz a resultados positivos. O motivo reside no facto de a liquidez da economia real ser cada vez menor, provocando o abrandar do crescimento, desemprego e o encerramento de empresas economicamente viáveis.

Arrisca-se “matar o paciente com a cura”.

Portanto, parece provável que surja pressão política para que os bancos emprestem às empresas, sobretudo nas economias periféricas. Nesse sentido, é também de esperar uma flexibilização dos objectivos de consolidação orçamental e mesmo dos rácios de capital da banca

Filipe Garcia
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Artigo publicado em 12 de Abril de 2012 no jornal Metro

2 comentários:

Diogo disse...

E porque falta liquidez na economia? Quem cria a liquidez? Não é o BCE que cria dinheiro a partir do nada e que podia emprestar directamente aos Estados a taxa zero? Não são os bancos comerciais que criam dinheiro a partir do nada com os depósitos à ordem? Porque não o fazem?

Não o fazem porque a Finança Internacional decidiu que era altura de colheita e, retirando dinheiro de circulação, consegue apropriar-se da riqueza dos Estados, das empresas e das famílias.

Abraço

Diogo disse...

Caro Filipe, de quando em vez, gostaria de ouvir uma resposta sua aos meus comentários.

Fiz metade do ISCAL e mais tarde licenciei-me em gestão.

Com o seu silêncio fico sem saber se você não tem pura e simplesmente resposta aos meus argumentos...