A EDP baniu um utilizador por contestar o plano nacional de barragens, alegando o seu código de conduta. O utilizador partilhou isso na rede com uma imagem e explodiram as criticas à esmpresa. Em segundos, milhares de pessoas entraream no site da eléctrica para contestar ou gozar.
A empresa demorou a reagir e explicou que podem ser colocadas opiniões, mas que existe um código de conduta (...). Em suma, não pediu desculpa. Não acalmou ninguém, irritou ainda mais gente e a bola de neve continua a crescer. Está a acontecer agora.
Lições :
1- Escrever um codigo de conduta não chega quando as pessoas não concordam com ele. Salvo insultos ou ameaças, apagar posts é simplesmente inadequado.
2 - Pedir deculpa rapidamente e mostrar humildade genuína é o unico caminho.
Pedro Barbosa
2 comentários:
A ver por hoje a EDP até geriu bem a crise. FEz bem em fechar os comentários livres no mural, a página já estava ridícula porque as pessoas exageram sem sentido. Na realidade acho que a maioria nem sabia bem o que tinha acontecido, mas como estão mal com toda a situaçao do país têm de descarregar em alguém e a EDP é um alvo fácil e habitual...
Banir utilizadores por expressarem a sua opinião face a um tema pertinente também não é de todo adequado.
A questão é quando as organizações se colocam a jeito, em espaços que permitem a discussão, mas têm telhados de vidro...
Talvez o melhor seja criar espaços adequados para essas discussões, ou não estar presente em espaços onde o público tenha livre voz.
Enviar um comentário