domingo, 7 de novembro de 2010

Triângulo Virtuoso

Em 2009, dez anos depois da transferência de soberania de Macau para a China, foram assinados vários acordos bilaterais entre os dois países. Apenas um ano depois, precisamente neste fim de semana, tivemos a maior delegação chinesa de sempre no nosso país e que culminará com a assinatura de mais uma série de acordos.
Fruto deste novo relacionamento, o comércio bilateral entre os dois países tornou-se mais relevante mas, em termos de investimento, Portugal não tem conseguido atrair capitais chineses e as nossas empresas investem pouco na China.
Sabemos também que, ao longo da última década, a China tem reforçado significativamente as suas relações comerciais com Angola e Moçambique, dois países que também fazem parte das nossas prioridades no comércio internacional e cuja língua nos tem permitido encurtar distâncias.
Ora quando há interesses comuns que se cruzam, é mais fácil alcançar o êxito nos negócios, e a "plataforma" de Macau é mais uma região que conhecemos bem por razões históricas, podendo ser melhor utilizada no reforço do estratégico triângulo Europa, África, China.

Sem comentários: