sábado, 18 de setembro de 2010

Crédito mais caro e difícil



O objectivo fundamental de Basileia III é fortalecer o sistema financeiro, reduzindo a probabilidade de crises e falências no futuro. Os bancos são unânimes em reconhecer a pertinência das alterações, mas reconhecem que Basileia III reduzirá o montante disponível para emprestar. É de esperar maior dificuldade de acesso ao crédito e preços mais elevados, sobretudo às instituições mais pequenas, sem acesso directo ao mercado de capitais.

Os clientes aforradores terão, em princípio, razões para ficar satisfeitos com a reforma, porque o sistema ficará mais sólido. Porém, para os tomadores de fundos, é bem provável que as relações com os bancos se deteriorem, dado que o acesso e o preço do crédito lhes serão menos favoráveis.


Filipe Garcia
Economista da IMF, Informação de Mercados Financeiros
Publicado no jornal Metro em 17 de Setembro de 2010

1 comentário:

Pedro Sequeira disse...

Os Bancos continuarão a mostrar grande interesse em financiar as instituições mais pequenas, não só por uma questão de diversificação do seu risco, mas também pela importância que os "mais pequenos" têm na economia nacional e consequentemente nas carteiras de crédito dos Bancos. Uma das soluções passará por eliminar crédito revolving contratado por empresas sem qualquer utilização, nomeadamente por empresas que têm capacidade financeira mas que gostam de ter uma "almofada" para qualquer aperto de tesouraria. No caso destas empresas insistirem na manutenção desta "almofada" (actualmente a preços de saldo), irão irremediavelmente pagar comissões de imobilização significativamente superiores (10 vezes mais não seria exagerado).