terça-feira, 16 de março de 2010

Puramente #41 - The Element

Nome: The Element

Autor: Ken Robinson

Data Original: Dezembro 2009

Frase: " How Finding Your Passion Changes Everything"

Keywords: Passion, aptitude, criativity, success, education, atitude, opportunity

Apreciação: ***

As incursões de Ken Robinson (“Out of Our Minds”) nos sistemas educativos não constitui novidade, sobretudo nas teses de como o modelo actual de formação e educação de jovens condiciona e limita a criatividade e trunca precocemente desenvolvimentos pessoais alternativos. O artigo “Do Schools Kill Criativity” ganhou uma rápida dimensão global e foi lido por milhões de pessoas, de tal forma o problema constitui uma preocupação universal.

Neste livro, Robinson e Lou Aronica formatam um conceito a que chamam de “The Element”, que significa o cruzamento – para cada pessoa - entre aquilo que se gosta com o que se faz bem, ou, dito de outra forma, da paixão com a aptidão. Neste framework, os autores definem as características (aptidão e paixão) e as condições (oportunidade e atitude) para o estabelecimento do “Element”, reforçando a sua abrangência e credibilizando a tese através de exemplos reais de grande pertinência, ainda que demasiado centradas em casos de grandes celebridades, o que desconta os créditos nos cidadãos comuns.

“The Element” poderia teoricamente ser categorizado dentro do tipo de obras de auto-ajuda, onde os bons conselhos e a banha da cobra se separam por linhas cinzentas. No entanto, este é um livro honesto e sem intuitos exagerados de promessas irrealizáveis, como é quase um standard deste tipo de edições. Na realidade, o livro de Robinson tem um conteúdo relevante tanto para os que procuram um sentido para a sua vida, como para gestores e empresários.

Este livro tem a vantagem de não ser um livro exageradamente ambicioso : passa apenas uma boa ideia e centra-a em alguns conceitos objectivos. Poderá ajudar os leitores a procurar conciliar sucesso e felicidade e guiar os gestores por uma estratégia de gestão de pessoas apaixonante e sustentável.

Sem comentários: