sábado, 13 de junho de 2009

Puramente #21 - A Sense Of Urgency

Nome: A Sense of Urgency
Autor: John Kotter
Data Original: Dezembro2008
Frase: "Success produces complacency, failure conduces frenetic activity – both threats to organizations."
Keywords: Real sense of urgency; Change Management; Crisis Opportunities; Nono; The Outside In
Apreciação: ***
Este livro surge na sequência do bestseller “Leading Change”, lançado pelo mesmo autor alguns anos antes. Nesse livro, o Framework de oito passos do processo de gestão tinha como ponto inicial a consciencialização do sentido de urgência. Kotter é peremptório ao afirmar que este é, de entre as oito fases, a mais importante e influente num processo de mudança.
Kotter defende que o sucesso produz complacência, um mal que se encontra frequentemente em grande número em empresas de topo, fruto do seu glorioso passado recente. Os complacentes são inibidores à evolução, mas não se encontram entre os castradores de processos de mudança. Situação mais grave e de maior dificuldade de resolução são os casos de falso sentido de urgência, onde as actividades frenéticas e inconsequentes são consequência de falta de estratégia.
O livro propõe uma estratégia para a criação de um sentido de urgência em toda a organização, assente em quatro tácticas complementares: Visão “outside-in”; atitude de gestão de topo coerente em permanência; encontrar oportunidades nas crises; gerir os “nonos” que existem em todas empresas e que, ao contrário dos cépticos – que podem ser uma mais valia num processo deste tipo – apenas destroem e portanto devem ser geridos com cuidado, em vez de ignorados. As tácticas são originais e curiosas, propondo o autor inclusivamente a criação de crises por parte do gestor como forma de evoluir mais rápida e controladamente no processo!
Para quem procura um livro de gestão de mudança para lidar da melhor forma com esse tipo de processos, este não é o livro ideal, por não ser suficientemente abrangente. Está antes indicado para os que já leram algumas obras e procuram detalhar aspectos e procurar novas tendências do processo.
Publicado no Jornal de Negócios dia 9/06/2009

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