quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Puramente #40 - Supercorp

Nome: SuperCorp
Autor: Rosabeth Kanter
Data Original: Agosto 2009
Frase: " How Vanguard Companies Create Innovation, Profits, Growth, and Social Good"
Keywords: Inovação; Crescimento; Mudança; Ciclo de Vida; Manter liderança; Persistência; Diplomacia;
Apreciação: ****
Rosabeth Kanter, professora da mítica Harvard Business School, destaca nesta obra um conjunto de importantes aspectos relacionados com a competitividade num mundo cada vez mais globalizado e em mutação contínua. Kanter explora de forma sistemática e pormenorizada os factores que considera vitais para ter sucesso num ambiente de proeminente mudança de shift tecnológico, económico e sobretudo cultural.
O livro, que teve um imediato sucesso no campus, saltou rapidamente para os tops de outras universidades importantes no espectro do mundo académico americano, como é o caso de Kellog´s.
A autora advoga que as empresas que irão sobreviver e sustentar-se no futuro são aquelas que reúnem simultaneamente grandes doses de energia, abundantes listas de contactos, um voraz apetite por comunicação, flexibilidade, facilidade em sair da zona de conforto, em particular para ambientes de grande ambiguidade e turbolência e – primordial – uma crença sistemática e consistente por parte dos colaboradores de que os valores e princípios da sua empresa são muito mais do que um “simples emprego”.
O enfoque de Kanter encontra-se, como era de esperar, alinhado com as tendências de sustentabilidade, factor que cruza não raras vezes com os aspectos culturais de posicionamento da empresa e da respectiva liderança, relacionando-os de forma pormenorizada com a motivação do corpo enérgico da sociedade.
Esta obra ganha especial destaque pela sua abordagem prática, repleta de bons e contemporâneos exemplos, bem como de checklists completas e detalhadas e anotações relevantes e provavelmente importantes no momento de aplicação das teorias enunciadas.
Sem sem uma obra disruptiva ou obrigatória, Supercorp parece ser um livro sobretudo eficaz para a gestão contemporânea.

Sem comentários: